II
ANCHIETA
"Na bibliografia do assunto ocupará de agora em diante lugar eminente o grande livro do Dr. Celso Vieira, livro que, pelo elevado da concepção, concatenação das matérias e primor da forma, bem pode ser qualificado de composição epopeica.
Define-se a epopeia: poema em que se descrevem ações heroicas; poema épico baseado em elementos históricos, entrelaçados com a lenda, o maravilhoso ou a mitologia.
À exceção do fator mitológico, tudo mais se encontra no Anchieta do Dr. Celso Vieira.
É, na verdade, uma série de feitos extraordinários, de esforços sobre-humanos, prodigiosos, tanto mais sobre-humanos e prodigiosos quanto realizados com humildade genuinamente evangélica, e escrupulosamente atestados por testemunhos e documentos irrefragáveis.
Impressionaram eles de tal sorte a imaginação e a sensibilidade dos contemporâneos e seus sucessores, que engendraram muitas amplificações lendárias, perpetuadas na tradição popular.
Estudando a matéria com máximo cuidado, com o carinhoso ardor de quem ama, venera, deseja enaltecer sem deslize da exatidão o objeto do seu labor, o Dr. Celso Vieira produziu obra merecedora, por vários títulos, de calorosos encômios e que lhe perpetuou altos foros de conhecedor, registrador e narrador das coisas pátrias.