originais ou transpostos da língua geral, como O Pelote domingueiro. Escapa-lhe também o julgamento de autos e mistérios, como Jesus nas festas de S. Lourenço, ou o da Pregação universal, em que os pecados indígenas são escarnecidos para emenda moral dos pecadores. Tais produções quase sempre monótonas e ingênuas, apropriadas à mentalidade e ao sentimento do auditório, têm no seu objeto a razão do seu estilo. Variantes do catecismo, destinam-se umas à instrução do gentio; impressões do antifonário, exalçam outras, devotamente, a glória de S. Úrsula ou S. Francisco de Assis(11) Nota do Autor. Ora as delícias da eucaristia, ora os combates imaginários de arcanjos e demônios passam na mesma linguagem desataviada e incolor, única linguagem acessível aos catecúmenos boçais. Metrificando sem intenções literárias, Anchieta só utilizaria a cadência ou a rima para gravar na memória dos simples e dos broncos a sua doutrina. O ritmo foi sempre nas origens sociais um elemento de vitória da inteligência e da fé sobre o instinto. Quanto à ideia somente doutrinária ou litúrgica das canções e dos autos, nada a esclarece melhor que o simples confronto da sua nudez sem adornos, do seu primitivismo, com os dísticos do poema neolatino à Virgem, cuja decoração tem algo de basílica, pompeando em rosáceas e capitéis, retábulos e sacrários.