Anchieta

que ele voltasse à capitania de S. Vicente em 1567. O apelo do Rio a S. Vicente, do catolicismo ao padre Anchieta para a conversão de Bolés, portanto, é mais uma fábula do imaginoso Beretário. Nem o texto de Pero Roiz lhe autorizava a conjectura, ao dizer simplesmente do herege e do catequista: "Encarregou-se dele o padre José".

* * *

Se um herege foi executado no Rio, em 1567, se o padre Anchieta o converteu à fé católica e lhe assistiu à morte, não era ele, portanto, João de Bolés, mas um anônimo, capturado entre os soldados franceses. E agora podemos reconstituir o episódio nas suas linhas originais.

Porque fosse o algoz pouco destro, exacerbava-se a angústia do padecente, e Anchieta sentiu que ia perder-se a alma convertida pela sua força doutrinária. Temendo a explosão infernal de uma blasfêmia, repreendeu o algoz, deu-lhe ordem como o fizesse bem, segundo a frase de Pero Roiz.

A conjuncção como, proveniente de cum (quum) significa por vezes que, em linguagem clássica, e desta significação há exemplos vários:

"...e veemdo como lhe nom vijnha acorro de Portugal..." Fernão Lopes, Cr. de D. Fernando.

"Vindo saber como seu pai quer casar..." Antônio Ferreira, Bristo.

"Deveis de ter sabido claramente

Como é dos Fados grandes certo intento

Que por ele se esqueçam os humanos..." Camões, Lus., c. I, est. 24(8) Nota do Autor.

Anchieta - Página 429 - Thumb Visualização
Formato
Texto