presenteara el-rei com uma galinha e seus vinte e quatro pintos, tudo de ouro. A Catalini tinha mais de cem mil francos de gratificação, em Lisboa, e maior ordenado ganharia a Crescentini, afirmou a duquesa d'Abrantès. Não havia no mundo orquestra maior que a de Sua Majestade Fidelíssima; nem mais cara, mais completa, dissera o bispo do Pará(12); Nota do Autor nem "mais sublime", acrescentou Gramosa; que ali os espetáculos floresciam, gabava Goldoni, a quem o embaixador português pagava as óperas com 1.500 escudos(13). Nota do Autor D. Maria, herdeira da tradição artística da avó Mariana d'Austria, da tia Maria Barbara e da mãe Mariana Vitória, todas excelentes clavenicistas, preferia as óperas de David Perez, do insigne Antonio Leal Moreira, de Jomelli e Lucas Jovini, de Cimarosa e Martinelli. O gosto da boa música fora a sua exclusiva, inocente inclinação mundana - e haveria de ensandecer ouvindo, em Salvaterra, a partitura soluçante do seu mestre Perez, "Zenobia", a destronada e cativa rainha. Apenas proibiria que mulheres - como a Zamperini ou a Todi, ardentes, requestadas cômicas - cantassem nos palcos. Desterraria dos teatros as atrizes, substituídas pelos castrati, sopranistas educados na escola vaticana... Àquele tempo todos os Infantes da península eram sofrivelmente