Em consequência, foram condenados a morrer na forca, Luiz Gonzaga das Virgens(1) Nota do Autor, Lucas Dantas de Amorim Torres, João de Deus do Nascimento, Manuel Faustino dos Santos Lira: e logo - a oito de novembro de 1799 - executados no largo da Piedade(2) Nota do Autor.
Outros réus foram desterrados (os pardos Inácio da Silva Pimentel, Romão Pinheiro, José Felix, Luiz de França Pires, Manuel José, Inácio Pires) e absolvidos (assim, em 1800, Cipriano Barata, tenente Hermogenes, Francisco Moniz).
Tem analogia com a das Minas a Inconfidência baiana. Foi mais feroz o castigo, no suplício de quatro implicados, entre os quais um rapaz de 17 anos. Importava a mesma inquietação, que vinha do estrangeiro, que despertava os sentimentos nativistas irritados e vigilantes, sempre prontos a reagir contra a "inferioridade colonial", a opressão dos filhos da terra(3) Nota do Autor. E embora traduzisse uma crise local, peculiar à Bahia de 1798, da incompatibilidade dos pardos forros com as autoridades portuguesas e a gente poderosa(4) Nota do Autor, revelava a força sugestiva das doutrinas francesas, prenúncios visíveis duma revolução que tinha de vir, e já se entremostrava nos seus grosseiros avisos. Tiradentes, o autor anônimo da carta ao juiz de fora do Rio, os acadêmicos