Lutas de famílias no Brasil Colonial: introdução ao seu estudo

"29 - E toda a sua fazenda, e todos os seus meninos, e as suas mulheres levaram presas, e despojaram-nas, e tudo o que havia em casa.

Jacob temeroso, ante tanta violência dos filhos, das represálias das famílias amigas de Hemor, admoesta-os:

"31 - E eles responderam: "Faria ele, pois, à nossa irmã como a uma prostituta?"

A razzia foi completa. A vingança brutal de Simeão e Leví castigou ultraje à honra da família. Toda vingança, como no exemplo bíblico, é radical.

Foi assim, por muito tempo, enquanto a sociedade de parentes era o quadro das relações jurídicas. Mesmo quando já existia a cidade, antes do poder político superfamilial se consolidar, continuou sendo a família a agência social encarregada de realizar o direito e a justiça. A cidade, por longo período, foi uma mera reunião de gentes(11). Nota do Autor

Então, a posição de cada um na sociedade era determinada e garantida pelo grupo de parentes a que pertencesse, por via da solidariedade da família que, impondo a noção de responsabilidade coletiva faz com que, na vingança privada - 1) todo o grupo sofra as represálias por um delito praticado por um de seus membros (solidariedade passiva) e 2) todo o grupo se una para vingar o delito cometido contra um de seus membros, delito considerado como feito ao grupo inteiro (solidariedade ativa).

Sendo esses os dois aspectos que apresenta a solidariedade familial - em sociedade organizadas à base do clã - logicamente se infere daí que fora do âmbito da família o indivíduo não tem direito algum. Seu status é determinado e garantido por seu clã. O estrangeiro

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