Introdução ao estudo da História do Brasil

Para dar uma aplicação prática e de interesse para o Brasil será curioso focalizar um episódio bastante conhecido e ler alguns testemunhos diretos. Por exemplo: o episódio do grito do Ipiranga segundo os relatos do major Francisco de Castro Canto e Melo(9)Nota do Autor; o do barão de Pindamonhangaba (Manuel Marcondes de Oliveira Melo)(10)Nota do Autor; o do padre Belchior Pinheiro de Oliveira(11)Nota do Autor.

O cotejo das "variantes entre as narrações das testemunhas de vista ou de ouvido, que são inevitáveis, ocorrendo em todas as ocasiões em que a elas se faz apelo", como observa Oliveira Lima, pode dar lugar a úteis observações sobre a crítica do testemunho(12)Nota do Autor. Desmonta-se, assim, a famosa anedota atribuída a Sir Walter Raleigh, descrente da ciência histórica ao observar o desentendimento das testemunhas de um fato próximo. Fosse ele um autêntico historiador, e teria feito a crítica de cada testemunho e explicado a causa das distorções.

Documento

4. Do testemunho direto, passa-se ao exame dos testemunhos reduzidos a escrito, às memórias, diários e correspondências. Chegamos, assim, a travar conhecimento com o documento.

Introdução ao estudo da História do Brasil - Página 16 - Thumb Visualização
Formato
Texto