3° - Costa do Atlântico, do Cabo Norte à foz do rio Oiapoque, 342 km.
Ao norte:
Deste lado, os limites do estado do Pará são traçados pela fronteira do Brasil com as Guianas Francesa, Holandesa e Inglesa. Os trabalhos de demarcação acham-se entregues, por parte do Brasil, à Comissão Demarcadora das Fronteiras do Setor Norte, chefiada pelo capitão de mar e guerra, sr. Brás Dias de Aguiar.
O laudo arbitral do Conselho Federal Suíco, de 1° de dezembro de 1900, decidiu que a fronteira com a Guiana Francesa era formada pelo thalweg do Oiapoque, desde a foz deste rio no Oceano Atlântico, a oeste do Cabo Orange, até sua principal cabeceira, daí seguindo para oeste até encontrar a fronteira da Guiana Holandesa, na cabeceira do rio Itani, braço oriental e principal formador do rio Maroni, pela linha de partilha das águas da bacia do Amazonas, confundida, na sua quase totalidade, com as cumeadas da Serra do Tumucumaque. Esta fronteira não está ainda demarcada.
Com a Guiana Holandesa e com a Guiana Inglesa, a fronteira foi fixada pelo tratado de 5 de maio de 1906, entre o Brasil e a Holanda, e pelo de 22 de abril de 1926, entre o Brasil e a Inglaterra. As respectivas demarcações foram feitas pela Comissão Mista Brasileira-Inglesa, de 1930 a 1938, e pela Comissão Mista Brasileira-Neerlandesa, de 1935 a 1938. Na parte que confina com a Guiana Holandesa a dita fronteira "continua a acompanhar a Serra do Tumucumaque, seguindo depois pelas Serras de Acaraí que, ao sul da Guiana Inglesa, balizam com seus montes escarpados o divortium aquarum, entre a bacia do Amazonas e a do Essequibó. Nesta linha, o limite norte do estado do Pará termina num ponto defrontando com a nascente do rio Nhamundá, situada mais ao sul.
Ao oeste:
Confina com o estado do Amazonas.
Em 1758, o capitão-general Francisco Xavier de Mendonça Furtado marcou como limites entre a capitania do Grão-Pará e a do rio Negro (hoje estado do Amazonas), pela parte setentrional do Amazonas, o rio Nhamundá, e, pela parte austral, uma linha que, partindo do outeiro chamado Maracá-Açu,