Ensaio sobre as construções navais indígenas do Brasil

se pretende, que procede o nome de...Lamantin, que lhes dão os Franceses a Lamento. Para o embarcarem, depois de morto, encostam a canoa à terra, e tendo-a alagado, a vão chegando para debaixo do seu corpo, até que ele fique sobre ela, e vazada depois a água, sem terem carregado com o Peixe-boi, se acham com ele embarcado. (33)Nota do Autor.

"Pescam-se ou à anzol, ou à arpão; e também se lhes armam ou redes ou tapagens. O que mais se usa é arpoá-los; e para arpoeiras se preferem as cordas de entrecasca de castanheiro novo; porque o Pirarucu é peixe valente e furioso; e para o segurar depois de arpoado, se necessita de braço, e arpoeira forte. Ele também é dos maiores peixes do Amazonas, chegando a ter 8, e mais pés de comprimento, com 4 e mais de grossura. O ferro do arpão deve ser mais comprido que o do Peixe-boi, para lhe profundar bem o lombo; visto que os seus músculos dorsais são flácidos e moles, e o Peixe escapa, sendo a arpoadela superficial. Conseguintemente a do lombo não é a mais segura; quanto mais se lhe aproxima para a cauda, tanto mais seguro fica o Peixe, porque sendo ali os seus músculos mais firmes e tenazes, e tendo o Peixe maior força neles, em se lhe sangrando bem a perde com facilidade.

"Não há rede de fiado de algodão que resista à sua força, razão porque se faz de propósito de entrecasca de castanha-pirera ou de embira preta, com malha de palmo