Ensaio sobre as construções navais indígenas do Brasil

Entre elas pode-se citar o descobrimento do rio Amazonas feito em 47 delas, em que se embarcaram 70 soldados e 300 índios, tendo por capitão-mor Pedro Teixeira.

Partiram a 28 de outubro de 1637, e chegaram a 27 de junho do ano seguinte a Payamino, 80 léguas distante de Quito, de onde partindo no dia 16 de fevereiro de 1639, em seguida à conferência com o vice-rei do Peru, chegaram ao Pará em 12 de dezembro do mesmo ano, depois de terem tomado posse daquele território em nome do rei de Portugal em 16 de agosto sob o nome de Franciscana, e foram por isso, e por causa da descrição da viagem, recebidos com grande admiração.

O P. Christoval de Acuña, companheiro na volta desta expedição assim se exprime: (37)Nota do Autor

Salió pues este buen Caudilho de los confines de Pará a los veinte y ocho de Outubro de mil e seiscientos y trinta y siete años, com quarenta y siete canôas de bom poerte y en ellas setenta soldados Portugueses, mil e ducientos indios de boga y guerra, que com las mugeres e muchachos de servicio passarion todos de dos mil personas. Duró