A quilha é feita o mais geralmente em três seções, ou talões, e em duas nos pequenos, ligadas entre si por meio de duas ou três cavilhas de ferro e escarvas. A do centro chama-se propriamente quilha, a de proa denominam couce de proa, e a de ré couce de ré. Aquela termina na roda de proa, e esta no cadaste.
A roda de proa é uma peça de madeira curva, que se liga com o couce da proa também com escarva e cavilha, sendo reforçada a curva da roda por uma outra peça chamada coral, como acontece na construção naval em geral, diferindo em nela ser empregada para roda de proa curva natural de madeira com ângulo na extremidade da quilha.
O cadaste é colocado da mesma maneira que a roda de proa com coral.
O cavername é construído como em geral; porém com um braço apenas, ou singelo, e o embaraçamento das cavernas é feito com cavilhas de madeira.
O cintado é quase sempre feito de uma só peça de madeira. Nele pregam por dentro as cavernas, e nestas os dormentes, a que chamam serretas, e prolonga-se além da popa para formar o xapité, que é uma parte suplementar do casco,