a Esquadra. Inglês algum ousou apartá-las, tudo tremia ; mas Lancaster, a quem nada desorientava, fazendo cobrir mui bem os seus paiois, e barris de pólvora com grandes palmos molhados, animou então as equipagens a aventurarem-se. Chegando enfim as jangadas arremessaram-lhe fateixas presas a correntes, e destarte as poderem levar a reboque para a margem oposta, onde arderam até o outro dia." (22)Nota do Autor.
Tentaram também cortar as amarras, e outra vez incendiar a esquadra, o que não conseguiram por causa da grande vigilância, que houve.
Estas constantes ameaças obrigaram-nos a desistir da posse desta posição, ainda mais por terem perdido em um ataque o vice-almirante, dous capitães franceses, e perto de cem soldados, a vista do que fugiram a custo à noite, depois de trinta e quatro dias de domínio, apesar de serem mais de mil soldados bem disciplinados, e estarem em posição muito defensável.
Entre muitos fatos, a que estão ligadas estas embarcações, pode-se ainda citar a tomada de um navio holandês em 1613 por um corpo de Tapuias embarcados em canoas, e capitaneados por Martins Soares Moreno, capitão-mor e fundador do Ceará; a tentativa de ataque dos índios de Cumá em dezesseis canoas aos soldados de Pernambuco no rio Mony no Maranhão; o temor, que infundiu a presença de uma esquadrilha de