Tapirapé - tribo tupi no Brasil Central

I

O rio Tapirapé


O rio tapirapé é um Araguaia em tamanho menor. Essa impressão geral é tida por aqueles que comparam os dois rios, principalmente, neste último, o trecho compreendido entre Leopoldina (hoje Aruanã) e Conceição, e no seu afluente Tapirapé o trecho que vai do Porto São Domingos à foz, portanto, a sua maior parte. Estes trechos apresentam as características dos rios de planície, de leito arenoso, o que ocorre também no rio Paraguai, características essas que os distinguem radicalmente dos rios de leito rochoso comuns no planalto brasileiro, tais como o alto Paraná, acima de Encarnação, e o Araguaia acima de Balisa. Assim, os primeiros tendem mais a alargar-se do que, como os últimos, a aprofundar-se. Suas margens, ou pelo menos uma delas, são baixas e expostas à inundação, ao passo que as do rio do planalto são altas e íngremes. A natureza do solo da planície faz seus rios deslizarem quase imperceptivelmente, com tranquilidade majestosa, enquanto a estrutura dos terrenos do planalto deixa os seus cursos d'água saltar, apressar-se e agitar-se ostensivamente por entre as pedras.

Coerentes com o reino mineral enquadram-se os reinos vegetal e animal da região. Há toda uma flora decorrente das enchentes, e que é trespassada pelas águas que formam furos, lagoas, lagos e pantanais. Essas águas mais ou menos estagnadas abrigam uma fauna específica que consiste, por exemplo, no jacaré, na piranha e nos mosquitos tão comuns no Tapirapé, no Araguaia rio abaixo desde Leopoldina, e no Paraguai. De outro lado, as águas que correm rápidas no leito pedregoso do alto Paraná, favorecem, por exemplo, o desenvolvimento das larvas do borrachudo (o "pium" dos nortistas), o que se me apresentou como verdadeira praga desde as proximidades do Iguaçu até Encarnação, região que percorri, e na qual não encontrei nem jacaré nem piranhas.

Há outros animais no Tapirapé pertencentes à fauna amazônica e desconhecidos tanto no Paraguai como no Paraná, como os botos e certas tartarugas de água-doce.

Inúmeros são, além de tudo isso, os caracteres comuns que justificam a assertiva de ser o Tapirapé um Araguaia em tamanho menor. Ambos os rios correm, na maior parte de sua extensão, por entre margens alagadiças onde vicejam arbustos um tanto submersos e árvores com os troncos nus e as raízes descobertas. Aqui e ali aparecem as chamadas

Tapirapé - tribo tupi no Brasil Central - Página 17 - Thumb Visualização
Formato
Texto