Thomas Ender, pintor austríaco na corte de D.João VI no Rio de Janeiro: um episódio da formação da classe dirigente brasileira,

dois anos, prazo bastante exíguo descontado do tempo da viagem. A medida refletia a situação econômica das nações europeias depois da tormenta napoleônica, obrigadas, muito contra vontade, a severa economia para restaura de suas finanças. Resolveu Martius, ante a situação, iniciar o mais cedo possível a entrada no interior, sem esperar pelos demais cientistas retardados na travessia do oceano.

A estação depois do inverno ameaçava os viajantes com os aguaceiros da primavera e se demorassem por mais tempo, sofreriam os graves inconvenientes do verão, prejudiciais a observações científicas. Deveria, por isso, a partida obedecer ao critério de coincidirem as jornadas do percurso com o regime de chuvas da latitude em que estivessem, pois o Brasil é tão vasto que, no mesmo ano, nele se verificam duas estações opostas, como se de permeio passasse um equador a dividir dois hemisférios. Baseavam os expedicionários seus cálculos nas primeiras tentativas do gênero, principalmente a de John Mawe, que de Buenos Aires subiu por S. Paulo até o Rio. Possuía Martius na sua biblioteca obras várias desse autor, entre as quais o Shell Collector's Pilot de utilidade para a sua documentação sobre o litoral. Também obtiveram informações de von Eschwege, quando chegou de volta de uma prospecção, em Minas Gerais e do próprio Langsdorff, que lá estivera um ano antes em companhia de Saint-Hilaire. Sobre outros percursos também lhe seriam de proveito a correspondência com o Príncipe de Wied Neuwied, que no momento excursionava pelo Norte, acompanhado por Sellow e Freyress.

Demonstrara Ender grande atividade nas incursões pela capitania do Rio de Janeiro, notada pelos missionários e mais elementos austro-alemães, "Herr Ender, dessen bekantes Talent und Kunstfertigkeit bereits so vielen hoeschste interessant Stoff fand", relatava um deles, aludindo ao elogio oficial, "und dessen Fleis un Thaetigkeit Seine Exzellenz Herr Bothschafter nicht genug, anruehmen kann" esforço deveras meritório à vista do estado de saúde do pintor. Acercava-se o ano de 1818, sucedendo ao ameno

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