Fronteiras e fronteiros

não se soube da carta de saúde fora das repartições do governo uruguaio, onde não terá despertado maior atenção. A clandestinidade, portanto, continuou e continuaria se não fora a notícia do jornal londrino.

Vem a propósito referir que os diários da imprensa de Montevidéu, quando foi conhecido o caso da carta de saúde, em fins de julho, noticiaram como se efetuou a ocupação da ilha, descrevendo o cerimonial que teve lugar, em seguida ao qual o comandante do "Baracouta" — Francys y Foley — nomeou as autoridades de sua Graciosa Majestade a terem exercício na nova conquista, consumando assim a empresa de que veio encarregado: aumentar as possessões britânicas!

***

A título de simples curiosidade, vale que se saiba o que é e o que significa a ilha da Trindade.

No Atlas do Brasil, do Barão Homem de Mello, edição de 1909, ela figura como tendo 6,8 quilômetros quadrados de superfície, sem nenhuma população.

Bruno Lobo, que a visitou quando diretor do Museu Nacional, em conferência pronunciada em 18 de julho de 1918 — segundo o resumo publicado pela Revista Marítima Brasileira — atribui-lhe 6 mil m de extensão sobre 2 mil de largura; avalia em 600 m a altitude de sua única montanha; disse-a de origem vulcânica, uma vez que na sua superficie se encontra com frequência blocos de lava. Informou ainda o mesmo professor, quanto à flora, "ser ela pobre, apenas se encontrando alguns arbustos de quatro metros de altura, fenos arborescentes, uma leguminosa, uma convolvulácea". A fauna, qualificou-a de interessante, notando a presença em grande número de animais inferiores.

Fronteiras e fronteiros - Página 281 - Thumb Visualização
Formato
Texto