Este homem, para mais ajuda, é parente do Padre Paiva e cá se conheceram. Quando veio da terra que haverá quarenta anos e mais deixou a sua mulher lá, viva, e nunca mais soube dela, mais que lhe parece ser morta, pois já vão tantos anos. Deseja casar-se com a mãe destes seus filhos. Já para lá se escreveu e nunca veio resposta deste seu negócio.
Portanto, é necessário que vara envie logo a Vouzela, terra do Padre Mestre Simão, e da parte de Nosso Senhor lho requeiro: porque se este homem estiver em estado de graça fará Nosso Senhor por ele muito nesta terra. Pois estando ele em pecado mortal, por sua causa a sustentou até agora.
E pois isto é cousa de tanta importância mande vara logo saber a certa informação de tudo o que tenho dito.
Nesta terra há muitos homens que estão amancebados e desejam casar-se com elas e será grande serviço de Nosso Senhor. Já tenho escrito que nos alcancem do Papa faculdade para nós dispensarmos em todos estes casos, com os homens que andam nestas partes de infiéis. Porque uns dormem com duas irmãs e desejam, depois que têm filhos de uma, casar com ela e não podem. Outros têm impedimentos de afinidade e consanguinidade, e para tudo e para remédio de muitos se deveria isto logo impetrar para sossego e quietação de muitas consciências.
E o que temos para os gentios se deveria também ter e haver para os cristãos destas partes, ao menos até que do Papa se alcance geral indulto.
Se o núncio tiver poder, hajam dele dispensa particular para este mesmo João Ramalho poder casar com esta índia, não obstante que houvesse conhecido outra sua irmã e quaisquer outras parentes dela. E assim para outros dois ou três mestiços, que querem casar com índias de quem têm filhos, não obstante qualquer afinidade que entre eles haja.
Nisto se fará grande serviço a Nosso Senhor.
E se isto custar alguma coisa ele o enviará de cá em açúcar. Haja lá algum virtuoso que lho empreste, porquanto me achei nestas necessidades e com grande desejo de ver tantas almas remediadas.
E escrevo isto a vara para na primeira embarcação mandar resposta a esta Capitania de S. Vicente.
O demais escreverei para ida dos navios, se me achar em parte para isso; e senão os Padres e Irmãos suprirão. A uma