A religião dos tupinambás e suas relações com as das demais tribos tupi-guaranis

impossível controlar os resultados do estudo feito, em outro domínio, na precedente obra,(1) Nota do Autor assim como determinar em que medida a civilização material de uma tribo está em relação com a sua religião; em suma, se os elementos culturais correspondem a outros elementos de ordem religiosa. Procurei, entretanto, cotejar entre si as formas de determinados ritos ou crenças religiosas, encontradas em todas as tribos sobre as quais se possuem quaisquer informes, - paralelismo que constitui o meu critério único para dizer se tal ou qual crença ou rito pertence ou não ao estoque comum da religião dos tupis-guaranis.

Os mitos, nesse particular, deram satisfatórios resultados. Notei que, em geral, as correspondências são especialmente frequentes entre as tribos guaranis unidas por certos laços históricos, ou que pertencem a uma mesma corrente migratória. As crenças, os mitos e certos ritos dos tupinambás, dos guaranis, dos guaraius, dos pausernas, dos chiriguanos e dos tembés mostram um ar de parentesco, que prova a unidade cultural dessas tribos em seus antigos tempos. Contrariamente, as tribos do Brasil central, - os chipaias, por exemplo, - que não se contam entre os tupis puros, distinguem-se de seus irmãos orientais não só pela diferença de cultura, como, também, por crenças e costumes peculiares. Essas divergências não impedem, porém, que os mesmos possuam certas práticas pertencentes ao estoque comum da religião de todas as tribos tupis-guaranis. Os mais característicos desses costumes genericamente tupis são a saudação lacrimosa e, sobretudo, a antropofagia ritual.

A religião dos tupinambás e suas relações com as das demais tribos tupi-guaranis - Página 44 - Thumb Visualização
Formato
Texto