Ouro Preto, o homem e a época

Parnaíba, o S. Francisco, o Tapajós, o Tietê e o Tocantins. Com isso propiciaram o maior e mais rápido volume de nossa população que, formada, inicialmente, de índios apenas, contou com a contribuição dos reinóis, que para aqui vieram atraídos inclusive pela cata do ouro, donde os grupos raciais mistos, isto é, os meios-sangues: primeiro, o mameluco ou euro-índio, filho de pais brancos e mães autóctones; depois, o afro-índio; mais tarde, o mulato; por fim o cafuzo. Com a infiltração desses novos elementos étnicos, não mais a influência exclusiva de caciques e morubixabas, pajés e curandeiros fetichistas. Por elas, pois, a transformação dos costumes e dos utensílios, o desaparecimento dos machados de pedra polida, dos tacapes de madeira, dos arcos, das armas pontiagudas de osso ou pedra, das lascas cortantes, dos anzóis primitivos. Por elas, ainda, é que passou o Brasil a pagar seu custeio, deixando de onerar o Real Erário, de vez que, com as consequentes manifestações do desenvolvimento da colônia, começou a produzir réditos, que cresceram rapidamente, provenientes de taxas, arrendamentos, contratos e monopólios régios (14) Nota do Autor. Por elas, enfim, é que se povoou o interior do Brasil colonial - esse Brasil predador, agrário, criador e mineiro (15) Nota do Autor, pois, com os pousos formados nos rastilhos das penetrações, foram surgindo as cabanas, as choças, as taperas, e, com as taperas, as choças e as cabanas - as aldeias, os arraiais, os pequenos aglomerados, que se transformariam, após, em vilotas, futuros distritos, futuras cidades,

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