II
ANTÔNIO DA SILVA PRADO, COMERCIANTE DE GADO E ARREMATANTE DE IMPOSTOS
Antônio da Silva Prado (1788-1875) iniciou a sua carreira comercial em Mato Grosso, Goiás e, especialmente em Caitité, na Bahia. Nessa última localidade permaneceu de 1810 a 1816, e foi aí que conseguiu reunir cabedais. De volta a São Paulo, empregou-os no comércio do açúcar (1)Nota do Autor e de animais, em empréstimos e na arrematação de contratos de cobrança de rendas públicas. Esteve quase nove anos no "sertão", assim dizia, fato que deve ter exercido sobre ele a influência de uma verdadeira escola prática de negócios (2)Nota do Autor.
Em Caitité, ao que parece, negociava principalmente com algodão, que comprava no sertão e remetia a São Félix ou a Salvador, onde era vendido (3)Nota do Autor. Pela correspondência que manteve depois de sua volta a São Paulo, com seu irmão residente em Caitité, percebe-se que esses negócios devem ter-lhe proporcionado bons lucros. Além disso, tinha bem sortida loja em Caitité, onde se encontravam armarinhos: fustão de algodão, cambrainhas, morins, meadas de lã, lenços de cassa, baeta, chita, linha etc. Às vezes, negociava com produtos tais como tabaco, açúcar, papel, vinhos, pregos, milho, farinha, sabão do reino e outros. As contas eram saldadas com dinheiro ou em espécie (toucinho, cavalos, frascos de azeite, frangos ou cargas de sal ou algodão etc.), o que contribuía para aumentar o volume de seus negócios.
O fato é que Antônio da Silva Prado, futuro barão de Iguape, deve ter reunido em Caitité capitais suficientes para mais tarde tornar-se, empregando-os em São Paulo, um dos homens mais ricos desta Província. Num exame da documentação por ele deixada, não se consegue perceber quanto reuniu, mas logo depois de sua volta a São Paulo pôde empreender uma série de negócios que exigiam não pequena inversão de capital. De São Paulo escreve a seu irmão, que permaneceu em Caitité negociando com algodão: "tenho grande saudade do algodão e só não me arrependo de ter saído de lá em razão de ter aqui mais saúde e estar livre das