A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO

Licenciado em Ciências Sociais e Política pela Universidade de São Paulo, José de Arruda Penteado é autor de numerosas obras didáticas publicadas, desde a década de 50, pela Companhia Editora Nacional, tendo dirigido a antiga revista Atualidades Pedagógicas, Recentemente, teve publicada pela Editora McGraw-Hill do Brasil a obra Didática e Prática de Ensino, uma introdução crítica. Voltado para a análise crítica das questões educacionais do País, destacou-se na implantação de vários projetos inovadores de educação de 1º grau e de novas escolas de ensino superior para o Estado de São Paulo. Foi, em 1970-1971, editor de Educação da Folha de São Paulo. Desenvolve, atualmente, o plano de reforma do ensino municipal do município de Bauru, onde pretende, ao lado de um Núcleo Renovado de Educação Infantil e de 1º grau de ensino, implantar, gradualmente, as práticas inovadoras do Movimento da Escola Moderna (Pedagogia Freinet), as quais levam as crianças a descobrirem as suas próprias formas de expressão. Participante de movimentos políticos em defesa da liberdade numa sociedade livre e democrática, o autor apresentou a obra A conscióncia didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa, como tese, para obtenção do título de livre-docência, em 1978, na Faculdade de Educação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ex-professor titular do Departamento de Didática da Universidade Estadual Paulista, campus de Munia, é professor titular convidado para a organização do Curso de Pós-Graduação do Instituto de Artes dessa mesma universidade paulista.

A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa - Página 153 - Thumb Visualização
Formato
Texto