A consciência didática no pensamento pedagógico de Rui Barbosa

baniu a verdadeira instrução: a instrução pelas realidades, pelos fatos. A inteligência, subordinada desde a primeira idade à reprodução mais ou menos maquinal de ideias alheias, à afirmação habitual de afirmações não verificadas, à repetição de textos, perde gradual e irreparavelmente as suas propriedades de percepção exata, de apreciação original, de criação independente de invenção na arte, de investigação na ciência, de iniciação na indústria, de tipo prático na vida, de autonomia no caráter, de consciência pessoal, de vigor cívico. Se não transformarmos substancialmente esse sistema, por meio da pedagogia moderna, todos os sacrifícios com a difusão do ensino popular resultarão em pura perda, e as mais generosas reformas verão perpetuarem-se os meios que falseiam e inutilizam, até hoje, entre nós, os mais enérgicos esforços e as mais humanitárias intenções."(25) Nota do Autor É trecho significativo do pensamento pedagógico ruísta, com a apresentação em estilo claro, eloquente e sóbrio, da didática com fundamento em princípios pedagógicos atuais, com sugestões metodológicas de caráter de investigação e autoatividade do aluno na pesquisa da verdade, contra os postulados de uma didática tradicional, criadora de hábitos rotineiros e de conservação intelectual. A forma e o conteúdo traduzem claramente o fenômeno típico da manifestação de seu pensamento pedagógico reformista, progressista, como tradução de interesses de uma classe que deseja se libertar de hábitos e técnicas de pensamento retrógrados, dominantes na prática e na ideologia educacionais de seu tempo.

Conclusão

Após este breve esboço das características da classe senhorial e esta descrição sumária da vida econômica e social do período histórico no qual Rui Barbosa produzirá sua obra pedagógica, procuraremos, no capítulo seguinte, como consequência lógica do método de interpretação e análise adotado, apresentar os traços mais evidentes de seu status ou, mais exatamente, a sua posição na dinâmica da hierarquia de prestígio existente na sociedade urbana da fase final do Segundo Império e as relações sociais básicas às quais esteve submetido, como produto social de sua época.

Em última análise, faremos a apresentação sumária de sua biografia e formação, precedida de algumas considerações iniciais sobre a fisionomia social brasileira anterior ao quadro social que assistiu

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