quem não coube emprego na Casa Imperial, todos em suntuosas carruagens de vidros, ostentando a riqueza e o bom gosto.
A esta comitiva seguia um piquete da Imperial Guarda de Honra, comandada por um subalterno; e logo os moços da estribeira a cavalo.
Tinha o primeiro lugar entre os coches, o que conduzia o Mordomo-Mor e Veador de Sua Majestade a Imperatriz e o Veador de SS. AA. Imperiais.
Era o segundo o que conduzia os Exmos. marquês da Palma, João da Rocha Pinto, José Alexandre Carneiro Leão, e Joaquim José da Sequeira como Mordomo-Mor, Camareiro-Mor, Camarista de Semana de Sua Majestade o Imperador, e o Mestre de cerimônias da Corte.
Seguia-se o que conduzia o Exmo. marquês de S. João Marcos, como Estribeiro-Mor de Sua Majestade o Imperador, acompanhado de um moço da estribaria a cavalo, de cada lado.
Era imediato o que conduzia SS. AA. II. com suas damas e a Exma. marquesa d'Aguiar, Camareira-Mor, acompanhado como o precedente.
Foi então que todos os espectadores aplaudiram com o maior alvoroço e sincera alegria a Augusta Presença de Sua Majestade a Imperatriz, acompanhada do Exmo. marquês de Barbacena e de suas Damas, em um pomposo coche a oito, cercado de moços da Estribeira.
Com júbilo não menor se via a Sua Majestade o Imperador e a Senhora Rainha Fidelíssima, a Senhora Dona Maria da Glória e Sua Alteza Real o Duque de Leuchtenberg em outro coche a oito, à direita do qual ia o Exmo. marquês de Cantagalo, Capitão da Guarda, e da esquerda o Estribeiro-Mor, formando-se em alas, ao lado do mesmo, os Moços da Câmara, e por fora destas os Moços da Estribeira, todos a pé e com o chapéu na mão. Seguiam-se entre as rodas do coche os Ajudantes de Campo do Imperador e fechava esta pomposa e muito numerosa procissão, a esplêndida Guarda de