Cultura e sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821)

MANUSCRITOS

Instituto de Estudos Brasileiros


1 - Memória sobre a justa preferência que merece o Reino do Brasil sobre os outros domínios portugueses para residência por agora de S.M.F. Progressos de que é suscetível este país debaixo de um sábio e generoso governo. Dedicada a S. M. o senhor D. João VI por D. Diogo Maria Galhard.

2 - Coleção de papéis avulsos, memórias, cartas, etc. pertencentes a D. Rodrigo de Sousa Coutinho, conde de Linhares. 1808-1815.

3 - Documentos e peças relativas aos desposórios de S. A. a arquiduquesa D. Carolina Josefa Leopoldina da Áustria com o príncipe D. Pedro de Alcântara de Portugal e Brasil. 1816-1818.

4 - Journal historique de la campagne faite dans la Méditerranée et l'océan à bord de la flûte du roi L'Arriège, sous le commandement de M. Fleury, Cap.e de frégate, depuis le 4 mai 1818.

5 - (Pallière, Armand Julien.) - Mon voyage dans les mines générales, de la Cap.e de Rio de Janeiro en 1821. Le 16 juillet 1821.

6 - Compromisso da Confraria de Nossa Senhora do Socorro, ereta na igreja do Patriarca Santo Domingos do Rio de Janeiro. 1806.

7 - (Carta do visconde de São Lourenço ao marquês do Funchal, datada do Rio de Janeiro, a 8 de junho de 1810.)

Biblioteca Nacional

1 - Catálogo dos livros da biblioteca do conde da Barca em 1818.

2 - Catálogo da biblioteca da Academia dos Guardas-Marinhas, criada por ordem de S.A.R. na cidade do Rio de Janeiro.

3 - Memória sobre as principais causas, que promovem as deserções nos corpos de linha do Exército do Brasil, e os meios que convém adotar, para evitar a continuação deste horrível mal do Estado.

4 - Reflexões sobre a instituição da Força Armada da capitania do Rio de Janeiro, a fim que esta não somente seja a máxima possível em defesa do país, mas também a menos perigosa em seus efeitos, pelo que respeita a todos os interesses em geral de uma nação civilizada.

Arquivo Nacional

Cód. 149 - Consultas da Mesa do Desembargo do Paço.

Cód. 229 - Irmandade dos Passos de N. S. Jesus Cristo: lançamento de contas de 1781 e entrada de irmãos.

Cultura e sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821) - Página 257 - Thumb Visualização
Formato
Texto