Cultura e sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821)

INTRODUÇÃO

A história da cultura sofre ainda hoje de uma série de preconceitos quando comparada com os demais domínios da pesquisa histórica, preconceitos esses que cumpre analisar antes de definir os objetivos deste trabalho. Muitos deles não se encontram explicitamente formulados pelos historiadores, mas presidem de uma forma difusa, talvez mesmo inconsciente, a sua prática científica.

O primeiro acha-se expresso no juízo de valor que coloca o documento inédito acima do impresso e que leva o historiador a procurar descobrir uma documentação nova, pois esta lhe garante logo de entrada a originalidade da pesquisa. Ora, a história da cultura atribui o mesmo valor ao manuscrito desenterrado do Arquivo, à obra publicada, e mesmo, em certos casos especiais, à tradição oral. O historiador francês Pierre Goubert tinha razão ao dizer que "muitas vezes o verdadeiro inédito é o impresso". Basta pensar em todas as obras publicadas no passado e que jazem esquecidas nas prateleiras das bibliotecas, ou porque, não correspondendo mais aos interesses das sociedades subsequentes, foram abandonadas à curiosidade esporádica de algum erudito, ou porque, sendo consideradas literariamente inferiores, não encontraram leitores nos séculos seguintes àquele em que foram produzidas. Tirar do esquecimento uma obra é o mesmo, do ponto de vista do ineditismo, que descobrir numa lata de Arquivo um documento manuscrito que, julgamos nós, ainda não foi utilizado.

Além de que até aquelas obras mil vezes lidas e relidas permitem sempre novas leituras reveladoras de novas significações. Ampliada, a noção de "obra aberta" de Umberto Eco é extremamente útil ao historiador: "A obra de arte é uma mensagem fundamentalmente ambígua, uma pluralidade de significados que coexistem num mesmo significante." Não creio que esta ambiguidade intrínseca seja exclusiva da obra de arte; ela é, pelo contrário, característica de todo texto. Muito embora a obra literária seja

Cultura e sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821) - Página 21 - Thumb Visualização
Formato
Texto