NOTA PRÉVIA
Este ensaio reúne e ordena, em um só contexto, informações tão completas quanto possível sobre Antônio Francisco Lisboa e sua obra.
Destinado ao leitor comum, e não a especialistas na matéria, procurou-se apresentar o tema de maneira clara e concisa, sem pretensão a eruditismo.
O texto focaliza o ambiente em que viveu o artista, a parte conhecida de sua biografia, as características identificadoras de seus trabalhos e a sequência destes, acompanhada de análises pertinentes. Em anexos, acrescentam-se quadros cronológicos inéditos das atividades do mestre, desdobrados em diferentes categorias para mais fácil e rápida consulta, e transcrição da primeira notícia sobre o escultor, publicada em 1858 por Rodrigo José Ferreira Bretas.
Em virtude da lacunar documentação existente, algumas conclusões insertas no ensaio são apenas presumidas e sujeitas a equívocos, cuja correção o autor solicita e agradece.
Por não se enquadrarem nos objetivos do trabalho, dele se excluíram, deliberadamente, tanto as já bastante divulgadas referências bibliográficas, como os excessos encomiásticos e as fantasias lendárias de discutível interesse. Em orientação diversa, procurou-se retratar o homem e não o mito e, paralelamente, a realidade de sua obra e não sua idealizada transcendência.
Coerentemente, e em respeito ao artista, manteve-se no texto seu nome de batismo, com exclusão do apelido relacionado com sua má conformação física. Por deferência à história, foram dados às localidades os títulos que tinham à época dos acontecimentos que lhes correspondem. Assim: Vila Rica, São José del Rei, Inficcionado, Vila Nova da Rainha e Morro Grande que, modernamente,