1.6
Ao terminar a primeira metade do século XVIII, inúmeros acampamentos provisórios que se haviam estabelecido nas minerações se tinham consolidado em vilas, com administração própria. O ouro havia solidificado a economia interna, havia sustentado o desenvolvimento dos assentamentos litorâneos adjacentes e havia transferido o polo de desenvolvimento nacional do nordeste para o centro-sul da colônia.
Em 1734 publicou-se em Lisboa(5) Nota do Autor que se havia visto "em breve tempo transplantado meio Portugal" para a região das Minas, havendo em Vila Rica "homens de maior comércio, cujo tráfego e importância excedem, em comparação, o maior dos maiores homens de Portugal".
Vila Rica, sede da capitania quando esta se separou da de São Paulo em 1720, pelos meados do século XVIII se havia transformado em uma pequena metrópole, integrada por duas freguesias e vários arraiais vizinhos. Sua população cedo somaria perto de cem mil pessoas, das quais doze mil eram brancas, dezessete mil mulatas e cinquenta mil negras - o dobro da população da Bahia quando sede do vice-reinado, triplo da do Rio de Janeiro e o quádruplo da de São Paulo, em época correspondente.
De 1735 a 1751 haviam passado pela Casa de Fundição da Vila cerca de trinta e quatro toneladas de ouro, admitindo-se que outro tanto, senão mais, houvesse escapado a seu controle.
Durante o mesmo período, correspondendo à profícua administração do Governador Gomes Freire de Andrade (1735-1763), Vila Rica se urbanizara por completo, integrando-se de equipamento público bastante desenvolvido: ruas calçadas em pedra, sólidas pontes em arcos romanos, meia centena de chafarizes e quase tantas igrejas e capelas.
É interessante observar, entretanto, que as mais significativas manifestações culturais objetivadas na região das minas ocorreram quando o ouro já começava a escassear e a economia a fenecer. Se entre 1730 e 1760 os auspiciosos resultados das minerações determinaram febris atividades construtivas que estabilizaram os centros urbanos, a partir de então o desenvolvimento regional decresceu substancialmente. As construções se restringiram e se polarizaram