Vida e obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho

aceitável de sua história pessoal. Em consequência, qualquer tentativa de compô-la imaginosamente, com fundamento em lendas populares de caráter mitológico ou em suposições que extravasem muito estritos limites, poderia contribuir para carrear simpatia ao mestre, mas estaria consideravelmente afastada da realidade.

A alternativa de apenas bosquejar o retrato de Antônio Francisco sugerido por sua obra, ainda que em perfil incompleto e imperfeito, parece, pois, ser a mais recomendável e é ela a adotada no presente trabalho.

2.2

Antônio Francisco Lisboa nasceu em Vila Rica, filho de Manuel Francisco Lisboa, natural de Odivelas, do arcebispado de Lisboa, Portugal, carpinteiro de profissão.

Bretas relaciona seu nascimento ao seguinte registro de batismo: "Aos vinte e nove dias do mês de agosto de mil setecentos e trinta, nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com licença minha, batizou o Reverendíssimo Padre João de Brito a Antônio, Filho de Isabel, escrava de Manuel Francisco da Costa, do Bonsucesso, e lhe pôs os santos óleos, e deu-o, o seu senhor, por forro; foi padrinho Antônio dos Reis; de que fiz este assento dia e data supra. O Vigário Félix Simões de Paiva".

Contudo, em manuscrito original de seu trabalho, conservado em arquivo da arquidiocese de Mariana, Bretas remete o nascimento a 1738, advertindo corresponder a data a informações contidas no registro de óbito do artista.

Parece que Bretas teve conhecimento do assunto de batismo entre uma primeira redação de seu texto e a publicada, na qual o incorpora. Deve-se considerar, porém, que Manuel Francisco Lisboa jamais assinou ou foi designado como "da Costa", e que o registro de óbito de Antônio Francisco o dá como nascido em 1738.

Embora não se tenham encontrado informações sobre Manuel Francisco Lisboa em Portugal, presume-se haver-se transferido para Vila Rica já adulto, com boa reputação profissional e alguns recursos próprios. Em 1722, data mais antiga relacionada com sua presença em Vila Rica, possuía quatro escravos e pagou

Vida e obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho - Página 27 - Thumb Visualização
Formato
Texto