Vida e obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho

Capítulo 2

O HOMEM

2.1


A fonte mais valiosa de informações sobre Antônio Francisco Lisboa é a constituída por dois artigos publicados por Rodrigo José Ferreira Bretas nos números 169 e 170 do Correio Oficial de Minas, de 1858.(1) Nota do Autor A importância destes artigos decorre do fato de transcreverem em parte e se terem baseado em um "Registro dos Fatos Notáveis da Capitania", escrito por ordem de D. Maria I, por volta de 1790, pelo segundo vereador de Mariana, Capitão Joaquim José da Silva.

Este registro desapareceu dos arquivos da Câmara Municipal de Mariana, aos quais pertencia, só dele se conhecendo a parte aproveitada por Bretas, através da qual se pode inferir que continha extensas, minuciosas e precisas informações sobre a história regional.

O texto de Bretas, embora não se eximindo de insignificantes equívocos e certa tendência a exageros, compreensíveis em trabalho jornalístico,(2) Nota do Autor confirmou-se quase totalmente por documentos e estudos fidedignos posteriores.

Entretanto, as escassas e episódicas referências de Bretas à vida de Antônio Francisco como ser humano e a carência de outras fontes informativas confiáveis não permitem uma reconstituição

Vida e obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho - Página 26 - Thumb Visualização
Formato
Texto