Mariana, se havia dedicado a lecionar na mesma Vila. "Nesta casa forte e Hospital da Misericórdia", diz ele, "ideada por Manoel Francisco Lisbôa com ar jônico, continuou este grande mestre as suas lições práticas de arquitetura que interessaram a muita gente." Certamente não estaria ausente destas "lições" o filho, sendo de admitir-se que outros mestres também se tivessem dedicado ao ensino profissional, necessário à crescente demanda de mão de obra especializada na região.
2.3
Antônio Francisco, desde cedo, inclinou-se muito mais para os trabalhos artísticos do que para os técnicos, preferidos pelo pai. Atendendo a esta inclinação, provavelmente imiscuiu-se desde a infância em tarefas de entalhamento de retábulos, nas quais se concentrava quase exclusivamente a produção artística de seu tempo.
A Matriz de N. Sa. do Pilar de Vila Rica foi "adornada interiormente por Antônio Francisco Pombal com grandes colunas de ordem coríntia que se elevam sobre nobres pedestais", informa o vereador de Mariana. Nos retábulos desta Matriz, executados entre 1746 e 1751, trabalhou também Francisco Xavier de Brito, que antes já se havia responsabilizado por obra idêntica da Capela da Ordem Terceira da Penitência do Rio de Janeiro. A este se deve, talvez, a introdução no Brasil dos conchoides decorativos, um dos detalhes mais característicos do rococó.
A Matriz, cuja reconsagração em 1734 foi comemorada com extraordinárias festividades, sem dúvida se constituíra em monumento de significativa importância e, portanto, capaz de atrair a atenção de Antônio Francisco.
Através desta, ou de outras obras similares, o certo é que Antônio Francisco rapidamente adquiriu conhecimentos práticos e adestramento suficientes para interferir em peças decorativas da região, a princípio como simples aprendiz mas, logo depois, como hábil profissional.
O texto de Bretas consigna que Antônio Francisco "sabia ler e escrever e não consta tivesse frequentado alguma aula além da de primeiras letras, embora alguém julgue provável que tivesse frequentado a de Latim. O conhecimento que tinha do desenho, de arquitetura e de escultura fora obtida na escola prática de seu pai e, talvez, na do desenhista pintor João Gomes Batista".