não se saciam os olhos do navegante a recordar os entusiasmos de Nóbrega - "semeiam os montes grandes jardins e pomares, que não me lembra ter visto pano de rás tão belo".
Lá está Escada em cuja capela, talvez ainda igual a como era no primeiro século, se acoitara, naquelas calendas, Sebastião da Ponte. Homiziado e resistente à prisão, invocara ali, entre os padres da Companhia, o direito de asilo a fazer-se forte em ordens menores de que se lembrara como recurso de defesa. Levantara a terra em facções turbulentas e armadas entre o bispo e os jesuítas, que protegiam o acusado, e o governador a cumprir mandos reais; tudo porque certo homem livre, a quem o magnata colonial cruelmente marcara na espádua com o ferro das vacas, embarcara para Lisboa e, uma manhã na capela real, ao entrar Sua Majestade, deixando cair a capa, mostrara ao rei o aviltante estigma, pedindo justiça: severa justiça que conduziria o grande repúblico, poderoso e rico, veterano das guerras contra o gentio, a ir morrer nas masmorras do Limoeiro.(1) Nota do Autor
Veleja agora a lancha à vista de Periperi; vem depois a praia do Tubarão - nome de um grande índio amigo nos começos da catequese; e Toque-toque, e Paripe, onde estão as pegadas de São Tomé, e Ponta da Areia, tão linda outrora, tão armada e ruidosa hoje, pouso militar de aviões, à entrada do rio de Matoim dos antigos, à Boca do Rio dos pescadores de todos os tempos.
Da outra banda do rio, paralelamente à Ilha de Maré, continua a costa continental estendida em grutas, desabamentos, pedrouços e escarpas, para adiante, numa leve curva reentrante, deixar ver o escuro telheiro de um engenho em mortório, e logo o vulto majestoso de largo sobrado de muitas janelas, caiado de branco, com alva capela aconchegada à ilharga. É ali o Engenho Freguesia ou Novo Caboto, outrora Matoim, cujas terras se estendem numa frente marinha desde a Boca do Rio até Caboto e Jacaracanga, na direção de Restinga e Passé, que parecem fechar desse lado o golfo.
***
Nas mais antigas cartas geográficas do Recôncavo está assinalado o Engenho Freguesia - Novo Caboto - Matoim ora por uma simples convenção simbólica de engenho; ora com a designação - N. S. da Piedade - invocação da igreja matriz da paróquia de Matoim, que se erguia nas terras do engenho e perto das casas de vivenda e moer; ora com o nome de Caboto, ou seja, confusão