gente de Branca Dias vestia os melhores vestidos, com toucados e camisas lavadas, e se mudavam os lençóis das camas às sextas-feiras, e outras cerimônias semelhantes. Percebe-se, pelas indagações da mesa, o afã de angariar provas contra aqueles habitantes de Camaragibe, de muita importância para a mesa à vista dos cargos que desempenhavam os proprietários, a sua riqueza, e prestígio junto de correligionários. O proselitismo, ou tentativas de reconduzir conversos sinceros à antiga crença, era o maior delito para a inquisição. Ao descrever os supremos momentos de Diogo Fernandes, quando no arquejar da agonia o velho lavrador não cuidava mais de esconder a crença que no íntimo lhe ficara, passamos de suspeições baseadas em vagos indícios, para uma cena dramática, concedendo aos inquisidores as provas que tanto procuravam. Demonstra igualmente o episódio, o apreço em que a família de Duarte Coelho tinha o cristão-novo que viera a Pernambuco no mesmo navio, partilhando das mesmas esperanças e riscos do primeiro donatário. Ao saber que Diogo Fernandes gravemente adoecera, compareceu Da. Beatrís de Albuquerque para se despedir do companheiro do marido. Procurava confortá-lo, segundo afirmou a mameluca aos mesários, dizendo a "Capitoa desta terra que chamasse peno nome de Jesu e nomeando lho muitas vezes elle virava sempre o focinho e nunca o quis nomear", narrativa, que, pelos termos, nos parece eivada de rancores. Não podemos resolver se o fel contra os