e volta do Dr. Antônio de Sousa de Macedo à corte. Planos malsucedidos do secretário e de Salvador para fortalecer a posição do rei (1º de outubro). O infante D. Pedro dá um contragolpe e demite Antônio de Sousa de Macedo (5 de outubro). A rainha instaura o processo de divórcio (21 de novembro). A opinião popular força D. Afonso VI a retirar-se em proveito do irmão, que toma o título de príncipe-regente. Salvador cai em desgraça, e bem assim os poucos que ainda apoiavam o rei.
1668 - Convocação das cortes (janeiro). Tratado de paz com a Espanha, funcionando a Inglaterra como mediadora (13 de fevereiro). Luís XIV apodera-se do Franche Comté (fevereiro). Tríplice aliança entre a Holanda, a Inglaterra e a Suécia; paz de Aix-la-Chapelle (maio). Anulação do casamento da rainha com o rei Afonso VI e seu casamento com D. Pedro (março-abril). Detenção e aprisionamento de Salvador, e exílio de alguns de seus filhos (julho). Libertação deles (outubro).
1669 - Nascimento da infanta D. Isabel Luísa Josefa (janeiro). Exílio do rei Afonso VI na Ilha Terceira (maio-junho). Reabilitação de Salvador.
1672 - Estala uma guerra entre a França e a Inglaterra de um lado, e a Holanda de outro lado. Carlos II e Luís XIV tentam, debalde, persuadir Portugal a juntar-se a eles. (A Inglaterra faz a paz em separado em 1674, havendo a Espanha nesse ínterim entrado na guerra, do lado dos holandeses).
1673 - Descoberta uma conjura para a restauração de D. Afonso VI, com o auxílio da Espanha.
1674 - D. Afonso VI é trazido para Portugal e posto na prisão, em Sintra. O filho mais velho de Salvador recebe extensa doação de terras no Brasil (setembro).
1676 - João Correia de Sá assassina o sogro, Inácio Sarmento de Carvalho, em Goa (março). Fundam-se as cidades de São Salvador dos Campos dos Goitacás e de São João da Barra, no Brasil (maio-junho). Repetem os paulistas as suas incursões em território espanhol, penetrando no Paraguai e no Uruguai. O filho mais velho de Salvador recebe novas doações de terras na região entre São Vicente e o Rio da Prata. É criado o bispado do Rio de Janeiro.