Bibliografia
(I) Coleções em arquivos
- Algemeen Rijksarchief, Haia (Holanda)
O grosso dos documentos holandeses utilizados em Rijksarchief foram os catalogados sob o título de "W.I.C. (Oude Compagnie) para os anos de 1648 a 1653". O "Archief der Staten-Generaal (Lias Westindische Zaken)" relativo ao mesmo período contém também alguns documentos relevantes.
- Arquivo Histórico Colonial (de Lisboa)(1) Nota do Autor
O grosso dos documentos de maior importância encontra-se nos "Livros de consultas mixtas", 1647-1651, e nas caixas contendo documentos relativos ao Rio de Janeiro, Bahia e Angola, referentes aos anos de 1617 a 1663. As consultas ou minutas do Conselho Ultramarino relativas aos anos de 1644 a 1681 na medida em que ainda existiam, contêm também muito material importante, como sejam as consultas do Conselho da Fazenda. Os documentos do Arquivo Histórico Colonial (inclusive o antigo Arquivo da Marinha e Ultramar) relativos ao século XVII e concernentes ao Brasil foram, em parte, catalogados nos Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, tomos XXXIX (1921) e LVIII (1936). Em 1950, outra relação estava sendo preparada pela Sra. D. Luisa da Fonseca.
- Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Lisboa)
As consultas ou minutas da Mesa da Consciência e Ordens, as chancelarias das ordens militares de Santiago e de Cristo, bem como a coleção do antigo Convento da Graça, todos forneceram alguns itens; mas durante as minhas visitas breves a Lisboa não tive o tempo necessário para neles fazer uma pesquisa sistemática.
- Biblioteca da Ajuda (Lisboa)
Os poucos documentos de importância existentes nesta biblioteca