ARMANDO SOUTO MAIOR
Natural de Recife (1926), Armando de Albuquerque Souto Maior pertence ao corpo docente da Universidade Federal de Pernambuco, onde é professor titular no Centro de Filosofia e Ciências Humanas. bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manuel da Nóbrega, da Universidade Católica de Pernambuco, onde igualmente se licenciou. E também bacharel de Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (1948).
Fez vários cursos no estrangeiro, como o de Etruscologia, na Universidade de Perúgia (1969). Foi estagiário e fez pós-graduação na Fundação Leriei, na Itália (1970), e na Universidade de Lisboa (1968). Foi professor do Colégio Estadual de Pernambuco.
Atualmente é professor de Instituições da Antiguidade Clássica, no curso de especialização, em nível de pós-graduação, no Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco.
Escreveu: Perspectiva histórico-sociológica de uma revolução medieval; Ensaios; Problemática social de Roma no século II a.C.; História da Antiguidade; História geral; História medieval e moderna; História do Brasil.