Quebra-quilos. Lutas sociais no outono do Império

Na América, a cobrança de impostos preparou a agitação que mais tarde seria a Revolução Americana. O Stamp Act de 1764 criou uma reação tão grande contra a política fiscal inglesa que o Parlamento recuou, temendo a eclosão de uma revolta que finalmente rebentaria em 1776 com fermentação política e ideológica. A Revolução Francesa apresenta, também, nas suas origens, abusos em matéria de impostos. Talvez se possa dizer que a igualdade perante o imposto sempre foi para a massa tão ou mais importante do que a liberdade política.

No Brasil a reação à cobrança do quinto do ouro é um exemplo clássico do quanto o fisco é responsável pela dinâmica histórica da Independência. No Quebra-quilos, o excesso de tributos apresentar-se-á também como um aspecto importante de sua etiologia, onde aparecerá paralelamente, o curioso problema da adoção de um novo sistema de pesos e medidas, que parecia uma simples providência administrativa e se transformou no seu aspecto mais visível e do qual decorreria, por extensão, a sua própria designação.

O sistema métrico fora inventado pelo padre Gabriel Mouton, matemático e vigário de Saint Paul, em Lyon, no ano de 1670, porém, apesar de sua praticidade, não foi de imediato adotado na França. No ano seguinte, o também matemático Jean Picard acrescentaria detalhes ao plano inicial; porém a configuração geral do sistema surgiria, por iniciativa da Academia de Ciências da França, com os trabalhos de uma comissão da qual faziam parte Borda, Lagrange, Laplace, Monge, Condorcet e posteriormente Méchain Delambre.

O novo sistema somente seria oficializado, em 1801, no Consulado, apesar do convite do Diretório, em 1799, a todas as nações civilizadas para que instituíssem em seus territórios, a prática e inteligente criação francesa. Porém não foi muito tranquila a implantação do novo sistema na própria França, tanto assim que, Napoleão, em 1812, viu-se obrigado a decretar o emprego de medidas provisórias a fim de que se fizesse sem choques maiores a sua aplicação.

Napoleão III, no Segundo Império, reuniria, em 1870, em Paris, uma Comissão Internacional para promover a generalização do sistema decimal. A guerra franco-prussiana interrompeu, entretanto, os trabalhos da comissão e somente em 1875 conseguiu-se realizar a "Convenção do Metro", na qual várias nações comprometiam-se a adotar o sistema métrico decimal. Nessa altura dos

Quebra-quilos. Lutas sociais no outono do Império - Página 27 - Thumb Visualização
Formato
Texto