Desafio americano à preponderância britânica no Brasil: 1808-1850

APRESENTAÇÃO

A História Econômica do Brasil tem uma escassa bibliografia: É em regra tratada em notas complementares aos capítulos da História Política. Há certamente grandes marcos na estrada que se abre atualmente em tão mal lavrado terreno. Mas faltam trabalhos monográficos e, sobretudo, pesquisas documentais sobre o assunto.

Este livro é exatamente aquilo de que temos necessidade: um estudo objetivo, claro, baseado em fontes documentais, muitas inéditas, da grande luta, em parte secreta, que foi a história da independência real nos países da América. Procurou fugir a Autora, ao que parece com êxito, de uma distorção tão comum nos trabalhos históricos, que é a interpretação conspiratória a que se refere Schlesinger. Esta distorção conduz às mais primárias interpretações. Os fatos passam a girar em torno de fatores únicos: judeus, maçonaria, jesuítas, entidades internacionais de direita ou de esquerda. Ainda mesmo dentro das grandes concepções filosóficas, ela pode levar, ora a um providencialismo ingênuo e disfarçado (as grandes personalidades suscitadas pela Providência nos momentos oportunos), ou a um materialismo histórico rasteiro, objeto de zombaria por parte dos próprios fundadores da doutrina, que enquadra os acontecimentos dentro de fórmulas previamente aceitas, antes da apuração dos fatos, dentro de rigorosa assepsia.

Eis por que um cientista insuspeito, como o professor Darcy Ribeiro, queixa-se da tendência de certos pesquisadores a "converter seus estudos em meras exemplificações, com novos materiais, das teses marxistas clássicas". (O processo civilizatório. Rio de Janeiro, Difusão Eur. do Livro, 1968, p. 2.)

Este trabalho apresenta, como é natural, muitas surpresas. Demonstra como é preciso rever em nossos estudos a visão que temos de algumas personagens que aqui aparecem sob uma face completamente diversa da que estamos acostumados a aceitar. E acima de tudo uma demonstração do que falta ser feito em matéria de história econômica.

Desafio americano à preponderância britânica no Brasil: 1808-1850 - Página 9 - Thumb Visualização
Formato
Texto