Desafio americano à preponderância britânica no Brasil: 1808-1850

PREFÁCIO

Nesta edição formal poucas foram as modificações introduzidas desde a primeira publicação deste trabalho, em 1972, oportunidade em que ficou comprovada a sua aceitação, pois esgotou-se rapidamente e foi muito bem recebido pela crítica.

Tendo sido resultado de uma tese de doutoramento, defendida pela Autora na Universidade de São Paulo em 1970, lembrou-se na presente edição aproveitarmos algumas das importantes sugestões dos examinadores, como também utilizarmos medidas de ordenação do trabalho, com vista a facilitar a tarefa do consulente.

A "Introdução", que inicialmente abrigava, além da apresentação do assunto, um levantamento objetivo dos aspectos gerais do panorama britânico à época da tomada de posição norte-americana, foi transformada em capítulo intitulado "O papel da Grã-Bretanha na preservação da herança europeia no Brasil".

Como "Introdução" propriamente dita, ficou a apresentação do "caso" a ser defendido, qual seja: a importância da tomada de posição norte-americana no Brasil face ao reforço de estruturas do Velho Mundo em solo do Novo Mundo. Tal reforço era representado pela transferência de uma corte europeia totalmente dependente da Grã-Bretanha no momento em que os primeiros movimentos de libertação principiavam a ser moldados no continente. Completa a "Introdução" um arrolamento de trabalhos expressivos de nível acadêmico, versando sobre diferentes ângulos da ação norte-americana no Brasil.

Não tratando tais trabalhos de uma visão conjunta da ação americana, a "Introdução", tal como agora se encontra, ao apresentar a problemática do livro sugere, ao mesmo tempo, a oportunidade da tarefa que é nele encetada em relação à primeira metade do século XIX. Especialmente por terem sido aqui analisadas, por uma historiadora brasileira, fontes documentais norte-americanas, em sua forma original e que se constituem na correspondência trocada entre Washington e seus diplomatas no Brasil, incluindo relevantes "Anexos" e "Adendos" não publicados.

Desafio americano à preponderância britânica no Brasil: 1808-1850 - Página 11 - Thumb Visualização
Formato
Texto