élève Wicar (boursier de la ville de Lille), mais dénoué de tous moyens et voulant gagner l'Italie, il lui offrit une place: dans sa voiture. Il avait également son parent et élève J. B. Debret et d'autres personnes qui étaient le graveur Masquiler et Lacombe".
David, de volta a Paris, expôs o importante quadro Le Serment des Horaces, "qui sera salué au Salon de 1785 comme manifeste dela nouvelle école", no dizer de um crítico. Tinha David por hábito, a fim de aumentar a curiosidade do público sobre seus trabalhos, ocultá-los da vista de pintores e amadores até terminados e expostos, o que praticou enquanto esteve em Roma. A cidade encontrava-se colmada de amadores de artes, negociantes e artistas, agitando-se à roda de relíquias acumuladas através dos séculos nos templos e palácios espalhados pelas Sete Colinas. Jean Baptiste, possuído de entusiasmo pelo que via, comunicava em cartas a parentes e amigos o espetáculo oferecido da sede do catolicismo, transformada em fonte educativa. Enlevava-se com as obras de mestres insignes, assim como reparava nas ruas o povo romano, entre o qual havia tipos regionais de intenso pitoresco por ele anotados, como mais tarde praticaria com a população do Rio de Janeiro.
O espetáculo da "Cidade Eterna" era apaixonante para os bolsistas; nele se mostravam acordes com escritores franceses seus contemporâneos, tais como Stendhal, Dumas Pai, Delécluze e mais literatos, destacando-se Balzac com o conto Sarrasine, versando sobre episódio ocorrido no meio que enlevava Jean Baptiste. Incidentemente, discorre sobre bolsista francês filho de magistrado, crescido em ambiente austero, o qual fora assassinado em Roma, em sítio semelhante ao de Jean Baptiste. Durante os estudos, dedicara o estudante cega paixão à suposta diva da ópera, sem atinar, transtornado como estava, no equívoco decorrente do bárbaro costume, então comum na Itália, de os papéis femininos caberem aos "evirati" em representações musicais, ou seja, o uso de meninos castrados, no intuito de produzir cantores de vozes efeminadas excepcionais. A novela descreve a fictícia prima-dona zelosamente mantida e cuidada