por cardeal melômano, que considerava a estonteante Zambinella como prodígio no gênero, atento em resguardá-la de nocivas aventuras. O personagem tão ciosamente mantido existiu realmente, por nós identificado graças ao interesse que temos pelo teatro lírico. Trata-se do famoso divo Caffariello, que, no auge da carreira, fora contratado pelo cardeal Borghese para cantar numa festa. Mas, ao chegar ao palácio, o suntuoso Clavicembalo, ornato da cidade, exigiu o divo quantia maior do que a combinada, sob ameaça de retirar-se. Anuiu o cardeal, porém ordenou aos lacaios que, na saída, lhe aplicassem tremenda surra. A descoberta, puramente acidental, foi motivo de surpresa para Blaise Cendrars e seu amigo Jean Paulhan, diretor da editora N. R. F., pela facilidade com que se descobriu o enigma ("clef") do romancista, cuja solução fora inutilmente tentada durante anos por exegetas balzaquianos.
David, na segunda ida a Roma, abandonou de vez os imperativos do ensino barroco que recebera, e as viagens a Roma tornaram-se decisivas na sua carreira. Comentou A. Perin o esforço do artista em adaptar modelos vivos a grandes composições decorativas, com auxílio de Drouais, recluso no ateliê, observando até ínfimos pormenores da pintura. Outro crítico notou, ao se referir a esse período do artista: "Son premier soin fut de maquiner toutes ses draperies avec le gout tout particulier qu'il possédait à un si haut degré". Podemos imaginar a impressão causada em Debret por semelhantes cuidados a influírem sobre os alunos segundo as disposições da época; nos quadros de grandes proporções, eles cooperavam incumbidos de trechos secundários, participando Jean Baptiste desse método extremamente benéfico a alunos de técnica pitórica, porquanto, se estivessem num meio inferior, poderiam prejudicar-se, mas, num superior, pelo contrário, adquiririam possibilidades de se aperfeiçoar. A elaboração de Le Serment des Horaces entrava nesse caso, A. P. de Miremonde destacou o fato de "Jean Baptiste Debret a pu ainsi fournir nombre de renseignements précieux sur la petite histoire de cette oeuvre célebre. Il a indiqué la part assez réduite qui revient a Germain Drouais et l'acharnement mis par David à reprendre