O artista Debret e o Brasil

trabalhos públicos, comércio, geral instrução e Belas-Artes. Aduzia ainda informações sobre acontecimentos de São Paulo e Minas em 1842, prejudiciais às finanças nacionais, pois a "Guerre du Rio Grande, avec les troubles du Nord, pendant huit ans ont couté 64 millions; et l'on ignore encore ce que couteront les deux séditions de St. Paul et de Minas". Mas a principal notícia do reinado versava sobre os preparativos "des deux alliances du trone Imperial Brésilien; d'abord avec la France et secondement avec la famille Royale des Deux-Siciles". Para edificação do público parisiense e membros do Institut, reproduz Debret longos trechos a respeito publicados no Jornal do Commercio, destacados os relativos ao casamento do príncipe de Joinville, tido por Debret como mais uma feliz aproximação entre a França e o Brasil.

Dos progressos oficiais, passava Debret aos individuais dos brasileiros, com inevitáveis elogios aos ex-alunos que estavam a seu lado. Prezava particularmente os trabalhos do dileto Araújo Porto Alegre sobre Belas-Artes no Brasil, escritos em português e traduzidos para o francês, acrescentando no comunicado ao sodalício o sucesso "de l'un des fils de Rio de Janeiro", autor de "une Tragédie Nouvelle... et un second volume de Poésies du même auteur, que ses amis ont fait imprimer a leurs frais". Tratava-se de outro colaborador e ex-aluno, de nome Domingos José de Magalhães, um dos editores, em Paris, da revista Niterói, que anunciava, com rasgados elogios, o aparecimento do Voyage historique et pittoresque, auxiliar que mais tarde tornou-se conhecido entre literatos brasileiros pelo seu poema Waterloo, em termos apoteóticos napoleônicos, que entusiasmavam nossos avós, resultado do convívio do autor com Debret.

Século e meio depois, repetiu-se em Paris, em semelhantes condições, o encontro cultural designado por France et Brésil, no palácio des Archives Nationales, quadro condigno da exposição por nós organizada com os professores franceses da Faculdade de Filosofia e Letras recém-inaugurada em São Paulo. Receoso de que a exposição realizada naquele edifício redundasse defeituosa, como em geral sucedia se estivesse

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