corso alçado a imitador de Tito. O quadro e mais sete outros de vários artistas foram reproduzidos em tapeçarias da manufatura "des Gobelins" por ordem das Teilharias, conjunto destruído pela Comuna em 1871.
Além dos elogios da imprensa a Jean Baptiste, interferia a seu favor a satisfação expressa pelo principal modelo do quadro, ao ver tão bem apresentados os seus fastos militares. Em decorrência foi a tela adquirida pela apreciável quantia de 8 mil francos, para ornar a Assembléia Legislativa, recebendo ainda o pintor o prêmio Decimal, instituído por Napoeão para recompensar artistas de mérito, motivo de Délecluze escrever que, atraídos pelas vantagens oficiais, eram ocupados os Salons com trabalhos medíocres, "souvent des plates gazettes", que não impediram Jean Baptiste de obter, em 1807, a ambicionada bolsa de estudos na Itália. No regresso, depois de dois anos de permanência em Roma, ele publicou a série Costumes italiens, gravados em 1809 por L. F. Petit, desenvolvimento do que Debret já tentara com tipos populares na primeira viagem à "Cidade Eterna", mais tarde largamente empreendido no Brasil com o mesmo sabor espontâneo, distante da perfeição estática do Neoclássico. A tendência do pintor acarretou-lhe a balda, proferida por certos críticos, de ser profissional descuidado, decorrente da maneira forçosamente rápida dos seus "croquis", ao coligir aspectos de gente encontrada nas ruas do corso ou do Rio de Janeiro, que aparecem no Voyage historique et resque au Brésil, e inéditos, ultimamente descobertos. Indubitáveis, porém, são as qualidades por ele demonstradas nas grandes composições históricas que realizou em Paris como "peintre de genre", e obras tais como Regulas partant pour Carthage, bem recebida pelo público, a representar uma "réussite" do Neoclássico, assim como em cenas com numerosos personagens, como as que lhe foram encomendadas, referentes a importantes acontecimentos, intituladas Primeira distribuição da Legião de Honra e Entrevista de Napoleão com o primaz do Reno.