Antes de receber a bolsa de viagem, participou Jean Baptista do concurso instituído por Denon para comemorar a Batalha de Eylau. Determinara o diretor das Belas-Artes apresentar ao público, por intentos nitidamente políticos, o sangrento embate havido na Polônia em pleno inverno, consequente à quarta coalizão urdida pela Grã-Bretanha contra o corso. Concorreram 26 pintores, entre os quais figurava Debret e seu antigo condiscípulo Gros, aparecido na última hora, vencedor do prêmio de 16 mil francos. Deviam os candidatos apresentar o embate baseados no esboço feito in loco pelo próprio Vivant Denon, antes de definitivamente concluírem o quadro, trabalho custoso, porquanto a refrega fora horrível, estendidos na neve cerca de 40 mil mortos, não obstante serem diminutos os efetivos em luta. Os pintores tinham de realizar imagem de pesadelo, em ambiente sombrio, em que se amontoavam cadáveres despidos pelos vencedores para se resguardarem do frio. No centro da composição, recomendava-se colocar em evidência o principal personagem do acontecimento, ou seja, o imperador, invocado com expressão compadecida, conforme expressamente ordenava Denon, a fim de atenuar, no espírito do público, os efeitos da carnificina. O pintor premiado no concurso esforçou-se por satisfazer as instruções, recolhido o produto da sua habilidade ao Museu Napoléon. Porém, contrariamente à expectativa oficial, a tela recresceu a má impressão dos assistentes do Salon, com repercussões em toda a cidade e o país, relatada pela polícia, mal informada, suspeitosa do realismo da pintura, que, no parecer dos policiais, acumulara "tous les genres de mutilations, les variétés d'une vaste boucherie, comme s'ils eussent à peindre précisement une scene d'horreur et de carnage, et rendre la guerre exécrable", nociva ao ânimo dos franceses, que nem sempre a vaidade nacional conseguia atenuar.
Guerras sucessivas punham à prova a sua resistência, esporadicamente despontadas manifestações de desalento no povo, como sucedeu com a tela de Nicolau Taunay, intitulada Hospital Militar, que suscitou amargas reflexões quando exposta aos parisienses. Apareceram a respeito comentários de críticos do