O artista Debret e o Brasil

Reapareceram dois anos depois manifestações pouco mais ou menos do mesmo teor, produto da malevolência de concorrentes melindrados pelos favores oficiais atribuídos a Jean Baptiste. No Salon de 1810, ele tornou a demonstrar habilidade no gênero, na tela longamente intitulada Napoléon harangue les troupes bavaroises et wurtenbourgeoises le 20 avril 1809 a Abensberg, encomenda de Denon, visivelmente consagrada à publicidade e planos políticos do corso. Comentava a respeito do assunto do quadro o Livret du Salon de 1810: "le moment choisi est celui où le Prince Royal de Bavière, se tournant vers ses soldats, traduit en bavarois les paroles que S. M. (Napoléon) vient de leur adresser". O episódio é, pelo pintor, engenhosamente disposto, soldados junto de armas ensarilhadas atrás de oficiais que estão no primeiro plano. Não obstante, os Entretiens sur les ouvrages de peintures exposées au Salon de 1810 mostram-se acerbos a Jean Baptiste, má vontade tida por reflexo da campanha dirigida contra o seu mestre e protetor, por causa do gigantesco quadro exposto no mesmo Salon, Napoléon donne des aigles a l'armée, no acampamento de Boulogne, pelo qual David cobrara preço elevadíssimo. A quantia provocou ditos irônicos, como "rapp à citer", alusão ao general Rapp, presente à solenidade, e mais farpas que, por tabela, atingiam o primo. Empeçonhou-se ainda mais, o ambiente da mostra pela violenta divergência entre David e Lebreton, futuro chefe da Missão Artística enviada ao Brasil em 1816, suscitada pela distribuição de prêmios, causa de discórdia entre os dois mandões das Belas-Artes a serviço de Napoleão.

Debret desfrutava, no momento, o sucesso que lhe trazia toda sorte de trabalhos. Em agosto de 1811, comunicava David ao diretor da manufatura dos Gobelins indicações sobre a encomenda do governo para o mobiliário das Teilharias, "la comission à la vérité, qu'ils (les modeles en grand) seraient éxecutés par Mr. Debret, peintre". Assim sendo, recomendava: "tous les meubles qui le composent (l'ameublement) doivent être uniformement rechaussés d'or avec la seule différence que les fauteuils de leur Magestés seront plus riches de dessin, de

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