O artista Debret e o Brasil

forme et de dorure". Acrescentava mais: "en conciliant le tout avec la dignité inséparable d'un ameublement destiné a entrer dans les appartements d'un grand Empereur", e para maior certeza da boa execução, ele iria à manufatura a fim de examinar os modelos, fossem de autoria de Debret ou de outro artista, contanto bem terminados, e que "le catactère antique y soit bien conservé", observação final peculiar de quem a pronunciava.

Óbvio dizer que uma referência sua, inda sob forma dubitativa, equivalia à recomendação do nome a ser entendido e aceito pelos Gobelins. O caso sucedido no fastígio do Império, pródigo de recompensas aos artistas que o celebravam, demonstra a incumbência conferida a Debret de não somente pintar quadros comemorativos, como desenhar mobílias, armas, uniformes, flâmulas e por aí além, atento em lhes conferir realce, de acordo com a moda reinante. Congregados os davidianos a contribuir à apoteose do Império, empregavam David ou Debret, Isabey ou Prudhon o melhor dos seus esforços no desempenho das comissões. David, de acordo com Denon, indicava quem devia executar encômios publicitários e, acima de tudo, dedicar-se à organização do museu ideado, para conferir ao campo artístico francês vulto semelhante à riqueza inspiradora da Itália. Um dos maiores agentes empregados na empresa era o pintor Wicar, factotum do pontífice, incumbido do arrebanhamento de obras de arte estrangeiras, recompensado, além de outras vantagens, com a de retratista da família imperial.

Estuara a rapinagem chegada ao auge no Triunfo Romano, promovido em Paris, em 9 termidor, do ano VI revolucionário. Compunha-se de enorme préstito de 29 carroções e chatas a transitar por estradas e canais, de Marselha ao Campo de Marte de Paris. Cuidadosamente, encaminhavam os funcionários do Ministério do Interior norteados por Wicar e Lebreton as preciosidades italianas ao Museu da República, estabelecido no Louvre. Alardeava solene e enfático o Journal Officiel, que começara "a presença, numa terra livre, de monumentos arrebatados ao domínio da escravidão", afirmativa tendente a

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