Legislativa, onde foi esbulhado, narrando o fato em três artigos da mesma Gazeta de Notícias, em 24, 25 e 27 de novembro seguintes. No mesmo jornal publica uma série de dez artigos sobre os mais variados temas, de 7 de outubro a 12 de novembro. Em um deles, "A Revolução" qualifica o evolucionismo pacífico de paralisia, retrogradação, falso sonho de utopista; em outro, afirma que o povo está à espera da revolução para a República; em outro, ainda fala que se tornou saliente no partido paulista a feição conservadora, elogiando as atividades dos jovens republicanos sul-rio-grandenses, seus antigos condiscípulos de São Paulo, como Assis Brasil e Júlio de Castilhos, com seu jornal A Federação. Isto, em 12 de novembro, três dias antes da instalação da nova ordem constitucional no Brasil.
Com o Governo Provisório, começam as adesões dos "fundibulários" de todas as classes, sem virtudes cívicas, marcando desse modo os primeiros meses da República pelas dilapidações do Estado, resultando daí a candidatura do marechal Deodoro da Fonseca, assinala José Leão, impressionado pela coluna de adesistas divulgada pelo Diário Oficial. Se em São Paulo os fazendeiros se apoderaram dos núcleos mais importantes do Partido Republicano, no Rio de Janeiro e em outras Províncias os representantes das camadas urbanas constituem-se em canais de pregação das novas ideias, fortalecendo o republicanismo em geral (4) Nota do Autor, como a tentativa de industrialização preconizada por Rui Barbosa e a primeira experiência brasileira democrática com o término do arbitrário Poder Moderador do Império (5) Nota do Autor.
Silva Jardim não se incluía, naturalmente, entre os áulicos do novo sistema estabelecido, por pertencer aos chamados históricos, pelos serviços prestados anteriormente, sendo ainda a figura mais popular pelo seu visual fisionômico gravado entre os milhares de ouvintes das suas conferências. Conquanto não indicado para ministro, como esperava, foi nomeado para presidir uma Comissão encarregada de elaborar o Estatuto Eleitoral pelo qual se deveriam eleger os representantes da Nação para a Assembleia Constituinte, a instalar-se a 15 de novembro de 1890. Não obstante tratar-se de