A REVOLTA DOS MARINHEIROS - 1910
Helio Leoncio Martins
A Revolta dos Marinheiros foi um dos maiores abalos que sofreu a sociedade brasileira. O povo que chegou a chorar de emoção patriótica ao ver entrar à barra o "Minas Gerais" — o maior encouraçado do mundo — acordou subitamente sabendo que aquele objeto do orgulho nacional estava com os canhões voltados para a cidade, ameaçando bombardear o Rio de janeiro.
A surpresa, o pânico generalizaram-se e a crise se resolveu, afinal, por uma anistia votada a toque de caixa com o apoio da oposição.
O episódio tem sido objeto de vários estudos, nem sempre isentos de paixão. Este que hoje aparece é resultado de uma investigação honesta e profunda nos documentos originais, nos relatórios oficiais e no noticiário da época.
O Vice-almirante da Reserva da Marinha Helio Leoncio Martins nasceu no Rio de Janeiro em 1915 e, apenas formado na Escola Naval, especializou-se em Hidrografia e Navegação. Após cursos de aperfeiçoamento no Brasil e nos Estados- Unidos, foi o autor do levantamento hidrográfico da costa de