ARARIPE s.c. Ara-ari-pe, literalmente se traduz em sobre o mundo, ou por sobre o mundo, alusão a ser lugar donde se pode gozar de largo horizonte. É como se chama a alta chapada que domina os sertões cearenses do lado do sul. Também Araripe, pode se decompor em ará-r-y-pe, e se traduz no rio dos papagaios.(3D) Nota do Autor
ARARITAGUABA s.c. Arár-itá-guaba, o barreiro das araras ou dos papagaios; lugar abarrancado à margem do rio, onde essas aves vêm comer o barro salitroso. São Paulo. V. Itaguaba. Era o primitivo nome da cidade de Porto Feliz.
ARARUAMA s.c. Arara-uama, comedouro ou bebedouro dos papagaios. Rio de Janeiro.
ARATACA s.c. Ara-taca, o que colhe batendo com estrépito; a armadilha para caça miúda.
ARATANGI s.c. Aratã-g-y, o rio das aratanhas. Pernambuco.
ARATANHA s.c. Ara-tanha, o bico do papagaio. Designa também um pequeno camarão de água-doce, armado de longas e fortes tenazes. Alt. Aratã. Pernambuco, Ceará.
ARATICUM s.c. Ara-ticú, o fruto que ressuma; fruta rala, mole. É nome genérico das anonas.
ARATINGA s.c. Ara-tinga, o tempo claro; dia claro.
ARATU s.c. Ara-tú, o tombo ou queda de cima; nome de um pequeno crustáceo, pardo, com laivos amarelos, que sobe nas árvores de mangue e que, ao menor rumor ou ameaça, se deixa cair do alto, sumindo-se na água (Grapsus). Bahia.
ARATUÍPE s.c. Aratú-y-pe, no rio dos aratus. V. Aratu. Bahia, Pernambuco.
ARAUARA adj. Diário, do dia; da ocasião.
ARAUARI s. Nome de uma arara-vermelha menor. Amazonas.
ARAUATÓ s. Uma espécie de gavião. Amazonas.
ARAUÉ s. A barata. V. Arabé. Amazonas.
ARAÚNA s.c. Ará-una, o papagaio escuro; arara-azul-celeste, escura.
ARAXÁ s.c. Ara-chá ou ara-echá, e ainda ara-çá que se traduz vista do mundo, alusão ao fato de ser um lugar donde se pode ver o mundo ou os largos horizontes dele. É como, em Minas Gerais, se