A Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão. Volume I - O comércio monopolista: Portugal-África-Brasil na segunda metade do século XVIII

trabalhos: os "lançados" em África Ocidental, e a exploração e o comércio do sal em Cabo Verde.

Tal como este estudo sobre as Companhias - que teve vários momentos de abordagem - os lançados e o sal, longe de serem assuntos desconhecidos, constituíam-se em temas já tateados em outras obras e visados como estudos específicos.

A verdade é que, nesses anos todos, para além do que ia publicando, Carreira armazenou imensos dados referentes à história de Cabo Verde e Guiné. Por isso, apesar de ultimamente viver aquartelado em seu gabinete de trabalho, continuava em franca produção. Não entenda-se todavia por aquartelamento um isolamento do mundo. Ao contrário, gozava aquele pequeno espaço da situação de ser um centro de convergência da mais variada espécie de gente: eram colegas da Universidade Nova de Lisboa onde lecionou algum tempo, personalidades políticas ligadas à cultura, conhecidos de outros tempos, jovens que se iniciavam na investigação, ou simplesmente velhos amigos ansiosos por "dois dedos" de boa prosa. Através destas e de inúmeras outras pessoas residentes no exterior, com quem mantinha regular correspondência, Carreira inteirava-se das novas produções, eventos e descobertas no campo das ciências humanas. Ainda mais o fato de estar ele, juntamente com Magalhães Godinho, Silvio Romero e outros intelectuais de renome, empenhado na manutenção da Revista de História Econômica e Social, implicava uma constante atualização na área.

Quando Carreira nos deixou, encontrava-se em pleno vigor intelectual. E este livro é prova disto. Embora não pretenda ser, como diz o autor, a última palavra sobre o tema - e não o é, como qualquer assunto em história suscetível a novas e contínuas abordagens -, é, sem dúvida, um estágio avançado de sua compreensão.

Zelinda Cohen

Lisboa, setembro de 1988.

A Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão. Volume I - O comércio monopolista: Portugal-África-Brasil na segunda metade do século XVIII - Página 23 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra