de juros garantidos, em algumas delas. Não será fácil reaver as quantias pagas em excesso.
O espírito regionalista não sofreria se se aparelhassem completamente os grandes portos e a eles se ligassem as regiões que lhe são normalmente tributárias. Cada enseada, cada bahia, quis ter seus ancoradouros e seus cães. Ora, como não temos capitais para tanta despesa, resultou que se gastaram cm pura perda largas verbas orçamentarias para o fins único de tingir que se tratava de melhoramento, sem recursos para mais -clo que manter comissões técnicas dispendiosas e imiteis. Não quizerant ver os promotores, e por fraqueza capitularam os governos, que tais emprehendimentos viriam a seu tempo, e que antecipar era desperdício sem o menor proveito. Com a expansão natural do país, Torres, Laguna, São Francisco, Antonina, Cananea, Iguapê, São Sebastião, a bania de Angra e de Paraty, e assim por diante teriam seu aproveitamento assegurado de modo completo. Emquantp que, com o ssteina de poeira de recursos orçamentarias, se malbaratam quantias com pessoal que nada pode fazer.
Problema ferro-viario. -- Onde a falta de noção organisadora mais sc fez sentir, entretanto, nos transportes ferro-viarios.
Há setenta armas que o Brasil constróc estradas de ferro, e ainda não acertou coas a formula solvedora do problema, nem quanto aos traçados, nem quanto aos modos de realizar, nem quanto á utilização das linhas.
Não quer isto dizer que se não tenham feito progressos. Mera justiça é lembrar que já não constituem normas correntes a subvenção kilometrica e a garantia de juros. A' primeira, devemos o alongamento de-