Problemas de Administração

o preço seja igual ou superior a um limite razoável. Assim desapareceria o receio de um ônus incomportável com a baixa dos preços e viria imediatamente reforçar a receita pública uma quantia nunca inferior a 15.000 contos, calculado o consumo nacional em 300.000.000 de quilogramas, sejam 5.000.000 de sacas.

Se em todas as épocas, é natural que o país peça a seus filhos atendam ao influxo do patriotismo mais do que à voz do interesse, sobreleva de urgência e de imperiosidade esse dever na hora grave que transcorre em nossa vida nacional e internacional, na qual como que se dá a conjunção de todos os problemas internos e externos, qual mais temeroso e premente.

Não é com frases, mas com atos que tais dificuldades se vencem.

Já não somos neutros, cumpre tê-lo sempre em vista, e essa situação impõe encargos.

Se um grande sacrifício se compreende, é agora em que todos os esforços, de todo gênero, se devem polarizar para um só ponto: vencer, de vez, o último passo da crise que atravessamos.

Passou a fase em que se discutiam conveniências econômicas imediatas. Soou o momento de agir, e já clangorou o toque de reunir.

Para o cumprimento dessa missão augusta convém que quantos tenham uma parcela sequer de autoridade moral, na praça pública ou no Congresso, nas grandes instituições nacionais ou em conselhos de Governo, na prédica espiritual ou na labuta prática, todos, enfim, compreendam que para realizar o dever nacional o Brasil exige homens e não sombras, energias e não acomodações".

Quanto mais exata a apreciação, hoje, que não mais somos neutros, mas sim beligerantes.

Problemas de Administração - Página 273 - Thumb Visualização
Formato
Texto